segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sistema Nervoso

Em quanto o sistema nervoso ganglionar dos invertebrados apresenta um duplo cordão nervoso situado na região ventral, nos vertebrados o sistema nervoso apresenta-se disposto dorsalmente e protegido pela caixa craniana e pela coluna vertebral.

Anatomicamente, o sistema nervoso dos vertebrados subdivide-se em central (SNC) e periférico (SNP).

O SNC é constituído pelo encéfalo: massa nervosa situada na caixa craniana e pela medula espinhal - filamento nervoso que percorre o interior do canal da coluna vertebral.

O encéfalo apresenta basicamente as seguintes regiões cérebro, cerebelo, ponte e bulbo.

O SNP, por sua vez, é formado basicamente por uma rede de nervosos que se espalham ao longo de todo o organismo.

O cérebro ocupa quase toda a caixa craniana.

A camada superficial so cérebro é denominada córtex cerebral e abriga neurônios que governam as ações voluntárias desenvolvidas pelo indivíduo, além de comandar atos inconscientes abrigar centros nervosos relacionados com os sentidos, a memória, o pensamento e a inteligência.

O bulbo, situado logo acima da medula espinhal, regula o ritmo cardiorrespiratório e certos atos reflexos, como deglutição, sucção, mastigação, vomito, tosse, secreção lacrimal e o piscar de olhos.

A ponte situa-se acima do bulbo e se relaciona com reflexos associados às emoções, como o riso e as lágrimas.

O cerebelo, situado abaixo do cérebro e atrás da ponte, regula o equilíbrio e a tonicidade muscular. È por isso que animais com cérebro extirpado (em experiências laboratoriais) são incapazes de manter-se equilibrados e apresentam um quadro de enfraquecimento e diminuição do tônus muscular.

A medula espinhal, exerce a função de condutora de impulsos nervosos e é sede de muitos atos reflexos.

O ARCO REFLEXO

Os atos reflexos são respostas involuntárias a um estimulo sensorial.

Consideremos um exemplo bem conhecido chamado reflexo patelar ou rotuliano.
O médico aplica um leve golpe com um martelo de borracha no joelho do paciente, excitado às extremidades nervosas (dendritos) dos neurônios sensitivos ou eferentes. Imediatamente, os axônios desses neurônios transmitem a informação adquirida ate a medula (SNC), penetrando-lhe pela região dorsal.

No caso do reflexo patelar, os neurônios sensoriais transmitem o impulso nervoso diretamente para os neurônios motores, que partem da região ventral medular e vão estimular os músculos da coxa, fato que determina o movimento da perna, que se encontrava dobrada e pendendo livremente. O impulso nervoso é também transmitido pela medula ate o cérebro, onde ao ser interpretado, confere ao indivíduo a consciência da pancada. Em outros reflexos, mas complexos do que o reflexo patelar verifica-se a participação de neurônios associativos da medula, que transformam a informação adquirida em ordem de ação.

No exemplo do reflexo patelar, o cérebro não participa do arco reflexo em si. Se houvesse rompimento da junção entre a, medula e o cérebro, o ato de levantar a perna continuaria ocorrendo, embora o cérebro não mais receba as informações sensitivas; o individuo não teria mais consciência da pancada no joelho. Por outro lado, se houvesse secção apenas da raiz nervosa ventral motora, que envia impulsos aos órgãos efetores, o ato reflexo não ocorreria: o indivíduo não contraria os músculos da coxa, embora agora tivesse noção da pancada no joelho.

Conclui-se então, que o reflexo patelar é coordenado pela medula espinhal; por isso é um caso de reflexo medular.

Mas o bulbo, a ponte e outros órgãos encefálicos são também centros reflexos, coordenando atos como vômitos, deglutição, piscar de olho (bulbo), risos, lagrimas ,(ponte),entre outros.


O SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO (SNA)

Nosso organismo é dotado de um sistema nervoso denominado visceral ou neurovegetativo, que regula as atividades de um órgão como estômago, o intestino, o coração, etc.

O sistema nervoso visceral ou neurovegetativo é dotado de duas estruturas:

Vias aferente ou sensitivas -- que transmitem até regiões específicas do SNC as informações adquiridas pelos receptores nervosos presentes nas vísceras (visceroceptores);

Vias eferentes ou motoras - que transmitem impulsos dos centros nervosos do SNC até as estruturas viscerais, como glândulas.

O sistema nervoso autônomo (SNA) é o componente eferente o motor do sistema nervoso visceral. Subdivide - se em simpático e parassimpático, com atividades geralmente antagônicas.

As neurofibras (fibras nervosas) do SNA - simpático liberam nos órgãos viscerais o neurormônio de adrenalina. Daí essas fibras serem chamadas de adrenérgicas. Já as neurofibras do SNA - parassimpáticos liberam nos órgãos viscerais o neurormônio acetilcolina; essas fibras são chamadas de colinérgicas.

O SNA - simpático promove aumento da freqüência cardíaca, dilatação dos brônquios e da pupila, diminuição do peristaltismo, secreção escassa e viscosa de saliva, aumento da atividade mental e da pressão sanguínea, entre outras funções. O SNA - parassimpático tem funções contraria às citadas.

Fonte: http://www.vestibular1.com.br/ (colaboração de Tânia Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário