terça-feira, 7 de junho de 2011

Hidroponia - Técnicas especiais de Cultura



O Cultivo de plantas ornamentais e hortaliças pode ser feito em pequenos espaços, em recintos fechados ou não, e com a utilização de técnicas especiais, que garantem bons resultados. Uma dessas técnicas é a hidroponia e a outra é a cultura em estufas.
Cultivo de alface pela técnica da hidroponia

            A hidroponia, como o próprio nome sugere, é a cultura sem solo, em que as plantas crescem com suas raízes imersas em uma solução aquosa, contendo os sais minerais necessários. Elas podem se apoiar em uma tela ou outro suporte que permita a circulação constante da solução nutritiva pelas raízes e que garante, também, a aeração. Essa técnica permite realizar o cultivo de inúmeras plantas em locais de solo sem nenhuma fertilidade, podendo ser realizada ao ar livre ou em estufas.

As estufas mantém condições ideais para o crescimento de mudas e flores

            As estufas são construções fechadas, com paredes e teto transparentes ou translúcidos, para que a fotossíntese se realize. As principais vantagens das estufas são a possibilidade de controle da umidade, ventilação e temperatura, além da maior facilidade para combater doenças e impedir o ataque dos insetos. Elas são especialmente úteis para produção de flores e de mudas para reflorestamento, pomares e jardins.


Bibliografia: PEZZI, A; GOWDAK, D. O; MATTOS, N. S. BIOLOGIA Seres Vivos, Anatomia e Fisiologia Humanas, Editora FTD, Coleção Biologia - Volume 2, 1º Edição, São Paulo/2010.