quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Herança influenciada pelo sexo

Certos genes, mesmo não localizados em cromossomos sexuais, expressam-se de forma diferente em machos ou em fêmeas. Isso se deve, em muitos casos, à presença de hormônios sexuais em concentrações diferentes nos dois sexos. Veja o caso da calvície. O alelo que expressa essa condição funciona como dominante nos homens, bastando uma cópia para causar a calvície; nas mulheres, age como recessivo, sendo necessário estar em homozigose para que o caráter apareça. Observe o quadro:


Outro exemplo de herança influenciada pelo sexo é a presença, em alguns indivíduos do sexo masculino, de pelos nas orelhas (fenômeno denominado hipertricose auricular). O gene responsável pela característica está localizado em um autossomo, e não no cromossomo Y, como se pensava antigamente.

O indiano Radhakant Bajpai, cultiva os famosos pelos desde os 18 anos. Hoje com 58, a "cabeleira" chega a incríveis 25 cm.


Referência Bibliográfica: CÉSAR; SEZAR & CALDINI, César da Silva Júnior, Sezar Sasson, Nelson Caldini Junior, BIOLOGIA 3, Editora Saraiva, 10º edição, São Paulo, 2013

Imagens: Reprodução - DailyMail, g1.globo, google.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário